
Soldadura MIG-MAG (Fio)
A soldadura por arco elétrico com gás de proteção, sigla em inglês GMAW (Gas Metal Arc Welding), mais conhecida como soldadura MIG/MAG (MIG – Metal Inert Gas e MAG – Metal Active Gas), trata-se de um processo de soldadura por arco elétrico entre a peça e o consumível em forma de arame, elétrodo não revestido, fornecido por um alimentador contínuo, realizando uma união de materiais metálicos pelo aquecimento e fusão. O arco elétrico funde de forma contínua o arame à medida que é alimentado à poça de fusão. O metal de solda é protegido da atmosfera por um fluxo de gás, ou mistura de gases, inerte (MIG) ou ativo (MAG).
Neste processo de soldadura é utilizada a corrente contínua (DC) e geralmente o arame é utilizado no pólo positivo (polaridade inversa). A polaridade direta é raramente utilizada, pois proporciona uma menor taxa de transferência do metal fundido do arame de solda para a peça. As correntes mais habituais são de 50A até mais do que 600A, com tensões de soldagem de 15V até 32V. Um arco elétrico autocorrigido e estável é obtido com o uso de uma fonte de tensão constante e com um alimentador de arame de velocidade constante.
Atualmente, o processo MIG/MAG é aplicável à soldadura da maioria dos metais utilizados na indústria como os aços, o alumínio, aços inoxidáveis, cobre e vários outros. Peças com espessura acima de 0,76mm podem ser soldadas praticamente em todas as posições.
A soldagem MIG/MAG é um processo cada vez mais usado em grandes empresas para alcançar alta produtividade e facilidade de automação. Os níveis de exigência no que se refere a volume, qualidade e custo da produção na indústria moderna criaram a necessidade de rapidez e rendimento nos processos de soldadura.
O processo MIG/MAG alia alta velocidade com ótima transferência metálica sendo, consequentemente, um processo de elevado rendimento.